7 Dicas para Otimizar a Operação do seu Restaurante

Mulher que trabalha em restaurante com prancheta na mão - sistema para restaurantes controle na mão

Gerenciar um restaurante vai além de entregar um prato saboroso. Exige do gestor diversas habilidades como controle financeiro, gestão de equipe, organização para controlar a operação do dia a dia, como produção, atendimento, delivery, limpeza, compra de insumos e divulgar o negócio.

Falhar em um dos pontos pode causar desequilíbrios na administração ou na operação do estabelecimento, gerando perdas financeiras ou problemas no atendimento, como filas, falta de insumos e erros nos pedidos.

Organizamos algumas dicas para otimizar a operação do seu estabelecimento, que podem ser aplicadas hoje mesmo. São mudanças que agilizam o trabalho e melhoram a qualidade nos processos, gerando economia de tempo e dinheiro.

 

1. Organização da Cozinha

Para melhorar a organização dentro da sua cozinha, é preciso entender como funcionam os processos dentro dela. 

Converse com o Chef de Cozinha, defina em conjunto quais são as prioridades na produção e qual a melhor forma dos processos fluírem. Cada tipo de operação possui um layout diferente de cozinha, que pode ser em zonas, linha de produção ou ilhas.

Também é importante saber quais equipamentos podem auxiliar no processo, agilizando a preparação e organização durante o horário de maior fluxo de pedidos.


2. Automatização de Processos

Com o aumento da exigência de qualidade no serviço oferecido, não se pode mais perder tempo e correr o risco de erros operacionais nos atendimentos.

Até pouco tempo atrás, os pedidos eram escritos em comandas de papel, que eram encaminhadas para os pontos de produção, e depois eram usadas para fazer o fechamento da conta, manualmente. O risco de erros é grande!

Com um sistema de comandas eletrônicas, é possível fazer tudo de forma imediata e integrada, minimizando os erros e agilizando o processo. Além disso, o sistema pode gerar relatórios de desempenho e resultados.

 

3. Atendimento de Qualidade

A equipe de atendimento do seu estabelecimento é responsável pela experiência e encantamento do cliente. Estes funcionários necessitam de treinamento constante, já que são responsáveis por representar sua empresa.

Além de conhecer o cardápio de forma detalhada, para explicar quaisquer dúvidas aos clientes, precisam saber contornar situações adversas e agir em momentos de tensão.

Também é possível oferecer formas de automatizar e agilizar o atendimento, com sistemas de Autoatendimento com totens ou através do Cardápio Digital.

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4. Checklists e Ficha Técnica do Produto

Durante a operação é difícil lembrar de todas as tarefas e algumas podem ser esquecidas durante o processo.

Os checklists podem auxiliar diversas áreas do restaurante, como elencar todos os passos da higienização de utensílios e produtos, organização do salão, ordem de preparação dos pratos, inspeções de segurança ou sanitária, etc.

Criar a Ficha Técnica do Produto, integrada ao estoque, pode otimizar o processo de gerenciamento de insumos e planejamento de compras. Com isso é possível estimar o gasto de produtos e reduzir desperdícios e perdas de produtos perecíveis.

 

5. Disposição do Espaço do Salão

Além de ter uma cozinha organizada e eficiente, é preciso pensar na organização do salão e otimizar a operação.

É necessário pensar em todos os passos do cliente, desde sua chegada, movimentação dentro do espaço, eventuais filas (de buffets ou caixa) e saída. Também é importante levar em conta a movimentação dentro do salão, para que a equipe de atendimento possa se movimentar com liberdade.

Móveis compatíveis com o tamanho do espaço disponível e planejados otimizam a utilização do salão, equilibrando o conforto do cliente com a otimização do espaço, para que mais clientes possam ser atendidos.

 

6. Redes Sociais

As redes sociais são utilizadas por praticamente todo mundo, desta forma é necessário possuir um perfil.

Além de divulgar os pratos e promoções, você pode divulgar sobre os valores, a história, o dia a dia da operação, gerando maior empatia e criando relacionamento com seu público.

Este também é um bom meio para coletar informações sobre como as pessoas percebem o seu serviço e produtos. Acompanhe os que os clientes postam e dizem sobre sua marca, aproveitando para aprimorar e melhorar sua operação. Leve de forma positiva as críticas recebidas, oferecendo respostas e soluções.

 

7. Relatórios e Performance do Negócio

Acompanhar relatórios de desempenho de vendas e trabalho é fundamental para otimizar sua operação.

Conhecer quais são os produtos mais vendidos, mais rentáveis e quando são vendidos ajudam na tomada de decisão e planejamento do negócio. Com estas informações também é possível fazer uma melhor gestão do estoque, evitando desperdícios.

Fazer o acompanhamento de horas trabalhadas, performance da equipe e produtividade irá auxiliar na hora de novos investimentos, redução de custos e gestão da equipe.



Estas são dicas valiosas que podem transformar o seu negócio e otimizar os processos. O ControleNaMão possui ferramentas desenvolvidas para o setor de Food Service, gerando valor ao seu negócio!

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