Atendimento em Restaurantes: 6 dicas para fidelizar seu cliente

mulher de óculos em frente a mesa de restaurante com mulheres sorrindo ao fundo - ControleNaMão

No próximo dia 15 é celebrado o Dia Mundial do Consumidor, comemorado pela primeira vez em 1983, nos Estados Unidos, homenageando o discurso feito em 1962 pelo então presidente John Kennedy. Neste discurso, Kennedy salientou o direito dos consumidores e foi considerado um marco na defesa dos direitos dos clientes.

Com o aumento da concorrência, as empresas foram obrigadas a criar novos diferenciais para chamar atenção dos clientes. Na área de Food Service, além de um cardápio diferenciado, boa localização, ambiente agradável, o atendimento é fundamental para criar uma experiência incrível e inesquecível.

Desta forma, é fundamental treinar sua equipe e proporcionar formas de que o atendimento de qualidade seja parte da cultura do restaurante. Veja 6 dicas para elevar o nível do seu atendimento:

1. Seja sempre amigável

O cliente deve ser bem recebido por todos os clientes, da recepção aos garçons. Cumprimentar, sorrir e usar uma linguagem amigável criarão um ambiente agradável ao cliente.

Ao invés de dizer: “Digite a senha”, uma forma mais amigável seria: “Você pode digitar sua senha, por favor”?

 

2. Esteja sempre alerta

Todos os funcionários devem estar atentos ao salão e aos clientes. Seja na orientação de dúvidas ou solicitações de novos pedidos ou esclarecimentos sobre o cardápio. Se o funcionário não souber a resposta, deve avisar ao cliente que chamará o responsável imediatamente.

Neste ponto a equipe deve ter cuidado para não ser invasivo ou inconveniente. Nunca interrompa conversas ou retire os pratos até que todos da mesa tenham terminado a refeição.

 

3. Equipe discreta

A equipe deve ser discreta. Conversas audíveis entre colegas de trabalho devem ser evitadas, assim como risadas, que podem ser interpretadas de forma negativa pelos clientes.

Não se deve comer ou beber em locais que os clientes possam ver. E não se deve de forma nenhuma fofocar ou falar mal de clientes ou colegas dentro do alcance de visão ou escuta dos clientes.

A movimentação dentro do restaurante também merece atenção. O cliente sempre tem a preferência de passagem.

 

4. Cuidados na hora de servir

Por padrão, é de bom tom seguir alguns protocolos de etiqueta no momento de interação com os clientes, como servir os pratos pelo lado esquerdo e retirar os pratos pelo lado direito. Sempre manusear taças de vinho pela haste e talheres pelos cabos.

Nunca se estique sobre a mesa para atender um cliente sentado longe, deve-se dar a volta na mesa para atendê-lo corretamente. Evite também esbarrar em cadeiras ou mesas. Se ocorreu um erro com um pedido, peça desculpas e assuma a culpa, oferecendo a solução imediatamente. É melhor dizer a verdade do que enrolar os clientes.

 

5. Coletar dados dos clientes

Sua equipe deve estar pronta e preparada para coletar todo tipo de informação dos clientes.

Saber se a refeição atendeu as expectativas, se o atendimento foi bem realizado ou se algo não estava de acordo com o esperado.

Todos devem estar orientados a se desculpar pelas eventuais falhas e oferecer compensações por isso. Também deve existir uma forma desse feedback ser levado adiante e medido pela administração da empresa.

 

6. Investimento em tecnologia

A tecnologia pode fornecer facilidades e benefícios no atendimento aos clientes, dentro e fora do seu estabelecimento.

O Cardápio Digital proporciona maior segurança aos consumidores, uma vez que ele não precisará compartilhar o cardápio impresso. Além disso, proporciona maior autonomia na escolha dos pratos e agilidade para fechar o pedido.

Com o Cardápio Online é possível apresentar todos os ítens do cardápio através de um link, facilitando a interação com clientes que fazem os pedidos pelo WhatsApp ou Redes Sociais.

 

Estas são dicas simples que podem ser facilmente aplicadas ao seu restaurante, e que farão grande diferença na percepção do atendimento por parte dos seus clientes. Lembre de treinar sua equipe e dar meios e autonomia para que todos possam executar o trabalho e prestar um bom atendimento.

Deixando seu cliente bem atendido, a tendência é que ele permaneça no local por mais tempo e consuma mais, além de indicar a experiência para amigos e familiares.