Nota Fiscal para Restaurantes

homem utilizando computador no restaurante, imprimindo nota fiscal

Gerenciar um restaurante não é tarefa fácil. Atividades como coordenar equipes, controlar as vendas, monitorar o estoque e entregar pratos de qualidade não tiram o sono dos gestores como a emissão de notas fiscais.

Como fazer a correta emissão? Qual o melhor sistema para emitir notas? O que preciso para emitir notas fiscais de forma correta? Se você tem dúvidas sobre este assunto, criamos este post para esclarecer tudo sobre o que é e como emitir nota fiscal para restaurantes!

 

Para que serve a Nota Fiscal?

Todas as empresas (MEI, LTDA, EIRELI, etc.) que realizam vendas ou prestam serviços para pessoas físicas e jurídicas devem prestar contas fiscais sobre as transações. A nota fiscal é a comprovação da negociação, garantindo os direitos de ambas as partes do negócio. É através dela também que são cobrados os impostos.

Cada estado possui regras sobre como emitir e se é necessário a utilização de equipamentos específicos, como o equipamento SAT em São Paulo.

 

Tipos de Nota Fiscal

No Brasil, existem diversos tipos de notas fiscais. Para o segmento de bares e restaurantes, as mais comuns são:

  • NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias);
  • NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

 

Riscos da sonegação fiscal

A emissão de notas fiscais vai além de entregar um comprovante para o cliente. A falta dela impossibilita a verificação dos dados de venda e recolhimento das taxas devidas.

Esta ação, deliberada ou não, pode gerar multas ou prisão dos envolvidos. Desta forma, o ideal é configurar um sistema que gerencie e facilite a emissão das notas.

 

Como emitir notas fiscais para restaurantes?

Conhecendo os riscos e entendendo a importância da emissão de notas fiscais, é hora de implantar um sistema fiscal no seu negócio. O ControleNaMão possui o módulo fiscal integrado ao sistema de vendas, otimizando o processo e facilitando a operação.

Para emitir as notas, alguns requisitos são necessários:

  • Computador ou celular com acesso à internet;
  • Equipamento SAT (Estado de São Paulo);
  • Certificado Digital modelo A1;
  • CNPJ e Inscrição Estadual.

Com tudo isso em mãos, nossa equipe configura o sistema para que a emissão possa ser realizada de forma simples e rápida.

 

Vantagens do Módulo Emissão de Notas para Restaurantes ControleNaMão

 

  • Emissão ilimitada: Além da simplicidade e agilidade nos processos, o Módulo Fiscal do ControleNaMão não possui limitações no número de notas fiscais emitidas mensalmente.

 

  • Envio por e-mail: É possível configurar o sistema para enviar as notas fiscais diretamente para o e-mail do cliente, sem necessidade de impressão.

 

  • Emissão em contingência: Caso ocorra algum problema na conexão com o sistema do Governo, a nota é emitida em contingência. Assim que restabelecida a conexão, o sistema regulariza a atividade.

 

  • Armazenamento automático: O ControleNaMão armazena todas as notas fiscais emitidas pelo prazo de 5 anos, que é o período legalmente exigido.

 

  • Integração nativa: O módulo fiscal é integrado nativamente com o sistema de vendas e financeiro, minimizando erros no processo.

 

  • Envio Fácil para Contador: Exportação do arquivo XML que deve ser enviado ao contador de forma simples e prática.


Saiba mais sobre o ControleNaMão e conhaça todas as soluções que criamos para a gestão de bares e restaurantes!