Sistema para restaurante, bares e similares: Gestão Financeira para Restaurantes

homem e mulher usando computador em restaurante - controle na mao

Controlar a gestão financeira de uma empresa vai além de ter dinheiro em caixa no final do dia, principalmente para estabelecimentos do ramo do Food Service em tempos de crise.

Para realizar uma gestão financeira eficiente do seu restaurante significa aplicar ações e técnicas administrativas que vão do planejamento e análise até o controle das atividades financeiras do seu negócio. Isso envolve despesas fixas e variáveis, investimentos, lucros, financiamentos, empréstimos e valor patrimonial da sua empresa.

Esses são alguns pontos que precisam de sua atenção no gerenciamento do seu restaurante para que as coisas possam andar nos trilhos e controlar seu negócio, planejando o futuro com mais segurança e dados confiáveis. Não se deve tomar decisões com base na intuição, como a formação do preço de venda ou a criação do cardápio.

Mateus Gabardo, gerente comercial do Sistema ControleNaMão, cita que 85% dos estabelecimentos que utilizam aplicativos de delivery não possuem um sistema de gestão integrado e não fazem um controle financeiro detalhado da operação.

"As consequências dessa falta de controle são gastos desnecessários, não saber quais produtos oferecem maior retorno e desorganização da parte administrativa / financeira do restaurante. Muitos alegam falta de tempo ou desconhecimento de ferramentas que podem auxiliar na gestão financeira", cita Gabardo.

Para dar maior autonomia e facilitar a vida dos empresários do ramo do Food Service, o ControleNaMão oferece soluções para maior controle financeiro, sem grandes impactos no dia a dia do restaurante. O módulo Financeiro está integrado ao Frente de Caixa, Delivery, Estoque e Comandas, facilitando a operação e minimizando os erros.

Mateus cita também uma nova ferramenta que o ControleNaMão está lançando, o CNM Analytics, uma plataforma que reúne dados importantes para a gestão do negócio em uma única tela. "Com este dashboard, o empresário consegue analisar, em tempo real, diversos dados do negócio, auxiliando na tomada de decisões. Estamos implementando semanalmente novas funcionalidades e ferramentas para auxiliar os nossos clientes neste momento de crise, gerado pela pandemia do Covid-19".

 

Colocamos 5 dicas para auxiliar na Gestão Financeira para Restaurantes e começar a aplicar hoje mesmo! Vamos lá?

 

Planejamento constante

Pode parecer besteira, mas investir tempo no planejamento fará grande diferença na sua gestão financeira.

Aqui você irá definir estratégias para atrair clientes, se destaque da concorrência e consiga resultados positivos. Traçar metas e definir os parâmetros de sucesso indicarão se o seu negócio está no caminho certo.

 

Parceiros de negócios

Contar com bons fornecedores e prestadores de serviços é essencial para o sucesso de um restaurante. Busque por indicações confiáveis, analise o histórico de mercado e faça pesquisas sobre reclamações na internet. 

Sempre confira a origem e procedência dos insumos, para não correr riscos. Encontrar bons parceiros de negócios pode levar tempo e custar caro. Monitore a concorrência e, se for o caso, negocie com seus fornecedores atuais.


Tecnologia como aliada

Use a tecnologia como aliada do seu restaurante para obter melhor controle do negócio. Um bom software de gestão ajudará nesta missão.

O ControleNaMão oferece soluções criadas para bares e restaurantes, utilizando tecnologia de ponta para fornecer os melhores serviços. Ferramentas como Cardápio Digital, Sistema de Delivery e Cardápio Online são fundamentais neste momento de crise!

 

Controle do Fluxo de Caixa

Como dito anteriormente, não basta ter saldo positivo no final do dia. Isso não é um indicador confiável da saúde financeira do seu restaurante.

Para ter uma gestão financeira eficiente, o controle do fluxo de caixa deve ser prioridade. A abertura e fechamento devem ser realizados ao final da operação, para que se tenha um controle diário das finanças.

 

Desperdício Zero

Reduzir custos é uma preocupação de todo administrador de negócios. Dentro de um cenário ideal, os desperdícios serão completamente eliminados, porém está longe da realidade da operação de restaurantes.

O ideal é criar ações preventivas que minimizem os desperdícios, como a criação das fichas técnicas dos produtos, planejamento de produção diária, evitar erros operacionais e controle detalhado do estoque.

 

Cuidando da gestão financeira do seu restaurante, a chance de sobreviver durante uma crise é consideravelmente maior. Segundo dados da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo. 

Conte com as ferramentas do ControleNaMão para gerenciar o seu restaurante e revolucionar o seu negócio.