Como receber mais pedidos pelas redes sociais

Homem jovem anotando pedidos em tablet em restaurante - sistema para restaurantes ControleNaMão

Qual é a primeira atividade que você faz ao acordar?

Muita gente utiliza o celular como despertador e já aproveita para verificar as novidades nas redes sociais, se recebeu mensagens ou e-mails. E apesar de não ser um hábito saudável, esta atividade é cada vez mais comum.

O post de hoje não será sobre o uso das redes sociais e o impacto na vida das pessoas, mas o que fazer para o seu restaurante receber mais pedidos justamente pelas redes sociais!

Sua empresa já tem perfil nas redes sociais? Elas são atualizadas regularmente? Você conversa com o público certo? Aproveita da melhor forma o potencial de cada rede social?

Essas são perguntas que todo empreendedor deve saber responder. Não basta criar uma arte bacana e postar. Isso não irá garantir o sucesso e nem atrair mais pedidos. É preciso estudar e acompanhar rotineiramente o trabalho para se alcançar bons resultados.


Qual é a melhor rede social?

Depende! Cada rede social tem seu público e finalidade. Por mais que sejam semelhantes, o público que utiliza, a linguagem e o formato podem ser bem diferentes. É importante conhecer e saber como posicionar sua marca e seus produtos nas mais relevantes para o seu restaurante.

 

Instagram

Rede sociais voltada para o cotidiano, focada em vídeos curtos e fotos. O uso das hashtags (#) ajudam na distribuição do seu conteúdo para públicos de interesse. 

 

Facebook

O público do Facebook é mais velho, que utiliza para conexão com amigos e familiares. Existem diversos grupos e páginas utilizadas para troca de informações sobre temas específicos.

 

YouTube

Rede social de vídeos. Permite explorar conteúdos mais a fundo, no formato de entrevistas, matérias, séries, transmissões ao vivo. Muitos utilizam como tutorial para os mais variados assuntos.

 

Twitter

Rede social mais factual, repercute assuntos da atualidade de forma imediata com o compartilhamento de informações em tempo real.

 

TripAdvisor

O site reúne avaliações de pontos turísticos e restaurantes. Faz um ranking por categorias e locais com as notas dos usuários, além de apresentar comentários.

 

LinkedIn

Rede social para troca de informações profissionais e network.

 

WhatsApp

Não é uma rede social, mas merece destaque. Tornou-se uma das principais formas de contato direto entre pessoas e empresas, facilitando a troca de mensagens e ligações.

Diversas outras redes sociais surgem e desaparecem de tempos em tempos. O ideal é sempre pesquisar e analisar se esta nova rede social fará sentido e se seu público estará nela!

 

Público-alvo

Conhecer bem o seu cliente permitirá que você direcione a comunicação para as pessoas certas, investindo melhor seus esforços. Com as redes sociais, é possível falar com perfis específicos, na hora mais adequada, na linguagem correta.

Seu restaurante pode (e em geral deve) estar em mais de uma rede social. É importante diversificar e não ficar preso em uma única rede. Novas redes surgem e as antigas deixam de existir.


Materiais de qualidade

Para que o seu restaurante chame atenção dentro de uma rede social, ela precisa de um material profissional, que represente a qualidade do seu produto. Lembre-se que seu post estará concorrendo pela atenção do cliente com diversos outros assuntos. É necessário ser certeiro na abordagem.

Invista em fotos ou vídeos atraentes, que despertem o desejo. Use textos curtos e que de fácil compreensão. Os posts devem agregar algo ao seu público para que gere engajamento e, consequentemente, mais pedidos.

 

Rede social como canal de venda

Não crie barreiras para que o cliente faça o pedido. Solicitar que ele baixe um cardápio em PDF, depois faça uma ligação e aguarde na linha para ser atendido é coisa do passado.

A solução de Cardápio Online facilita a vida do cliente e do Restaurante, agilizando pedidos e processos!

 

Publicações patrocinadas

Para ampliar o alcance da sua comunicação, é possível criar post patrocinados, atingindo um número maior de pessoas.

Nestas ações, é possível determinar locais, horários, áreas de interesse. Utilize para ações pontuais, divulgação de promoções, lançamentos.

Aqui também é possível fazer parcerias com influenciadores, que falam com autoridade com seu público. Pesquise se o público do influenciador está na sua região de atua

Atenção! Nunca compre curtidas ou seguidores. Esta ação, além de ser proibida pelas redes sociais gerando a exclusão da conta, também é vista negativamente pelos clientes.

 

Presença online

Não adianta criar o perfil e nunca mais retornar. A rede social precisa ser atualizada e visitada com frequência.

Também é importante interagir com seus clientes, respondendo comentários e dúvidas, repostando clientes que marcam seu restaurante, gerando engajamento com seu público.

 

Agilidade e automatização do atendimento

Crie meios de não deixar seu cliente sem resposta. É possível deixar o link do seu cardápio online no perfil, agilizando os pedidos.

Se seu restaurante recebe pedidos pelo WhatsApp, também é possível implementar o Cardápio Online em mensagens automáticas, permitindo ao cliente realizar seu pedido de forma automática.

 

Monitorar dados

Nas redes sociais é possível fazer o acompanhamento dos dados. É possível medir o número de interações (curtidas, comentários), alcance (quantas pessoas foram impactadas). Também é possível cruzar dados para monitorar a eficácia das campanhas, medindo o aumento das vendas ou crescimento de seguidores.



São várias dicas que, se aplicadas de forma correta, podem impactar e aumentar suas vendas. Para auxiliar, o ControleNaMão desenvolveu o Cardápio Online para agilizar os pedidos e otimizar os processos do seu restaurante.

Conheça esta e outras soluções desenvolvidas para o setor de Food Service.