Fidelize os seus clientes por meio de estratégias de pós-venda

homem com celular na mao atendendo pedido de mulher na mesa - controlenamao

Atrair o cliente para o seu negócio é apenas o começo de uma venda.

 

Hoje em dia, criar uma relação boa com o seu cliente é fundamental para que a fidelização aconteça e, posteriormente, uma nova venda surja.

 

De acordo com a Donuz, empresa de fidelização de clientes, a prática do pós-venda das empresas brasileiras ainda é muito baixa, conforme os dados abaixo:

 

  • 70% não possui cadastro de seus clientes;
  • 85% nunca fez pós-venda;
  • 94% nunca usou tecnologias digitais para monitorar os seus clientes;
  • 97% não conhece o Net Promoter Score, uma métrica de lealdade do cliente criada em 2003.

 

Isso só mostra o quanto ainda tem para ser feito. E é exatamente por isso que trazemos este artigo hoje!

 

Continue lendo o texto e veja como você pode implantar o pós-venda dentro do seu bar ou restaurante a fim de fidelizar os seus clientes.

 

Preze sempre pelo bom atendimento

 

Independentemente do lugar, o bom atendimento é primordial para qualquer negócio.

 

Por isso, instrua os seus garçons, gerentes e hosts para que possam sanar qualquer dúvida que o cliente possa ter. Ademais, ter o sistema ControleNaMão faz com que o atendimento seja otimizado e traz diferentes benefícios ao estabelecimento.

 

O bom atendimento também vale para o delivery. Portanto, reforce aos atendentes para que cuidem bem do pedido, fazendo com que ele seja entregue corretamente e dentro do prazo para o cliente.

 

Realize uma pesquisa de satisfação

 

Perguntar diretamente ao cliente sobre o que ele acha do seu estabelecimento é sempre uma boa opção. Afinal, para que possam ser fidelizados, eles precisam estar satisfeitos com o serviço.

 

Então, realize uma pesquisa com quem frequenta o seu negócio. Uma dica é usar algum meio on-line: e-mail ou aplicativos de mensagem, por exemplo.

 

Ao fazer isso, você terá informações valiosas em mãos, as quais podem auxiliar na melhora da empresa, além de fazer com que as pessoas queiram voltar ao lugar.

 

Crie um programa de fidelidade

 

Incentivar o cliente a voltar ao estabelecimento é o objetivo principal de qualquer negócio.

 

Então, que tal criar um programa de fidelidade para ele? O funcionamento da estratégia fica a seu critério! 

 

Um bom exemplo é a criação de um cartão personalizado. Nele, carimbos são colocados a cada vez que o cliente consome no local e, quando completo, ele ganha uma bebida ou refeição de graça.

 

Outra maneira bastante eficaz é oferecer descontos às pessoas que realizam check-in dentro do espaço. Além delas saírem satisfeitas, novos clientes podem ser incentivados a irem até o lugar para conhecê-lo.

 

É claro que com a pandemia essas práticas tornam-se inviáveis. No entanto, nada impede com que programas de fidelidade sejam criados com o foco no delivery. Uma forma de aplicar isso na prática é por meio de cupons de desconto.

 

Invista nas redes sociais

 

Um bom relacionamento é criado a partir de uma boa comunicação. Por isso, esteja presente nos lugares em que seus clientes também estão. 

 

Ter uma estratégia de marketing para as redes sociais faz com que um laço entre empresa e cliente seja criado.

 

Então, crie posts atrativos, com informações relevantes e conteúdos que agreguem valor ao público.

 

Com certeza essa, junto das demais ações, farão uma diferença enorme!